FILMES PREMIADOS 16º FICS
PRÉMIO CACHO DE OURO | MELHOR FILME INTERNACIONAL

Vencedor
LÀ OÙ L’HERBE EST PLUS VERTE

de Coco Tassel

Pela abertura do olhar e pelo diálogo empático entre diferentes pontos de pontos de vista, pela atenção às relações humanas, pelo retrato individual que se torna político, pelo humor e pelo apontamento poético da música, o júri da competição internacional decidiu atribuir o prémio de Melhor Filme Internacional a "Là où l'herbe est plus verte", de Coco Tassel.

+ info
MENÇÃO HONROSA
MAPU KUTRAN

Roberto Urzùa Castillo

Pela linguagem cinematográfica arrojada que coloca na justa escala o humano e o planeta Terra, pela crueza inequívoca das consequências da ação humana, pela ligação entre a sabedoria ancestral Mapuche e o presente, o júri da competição internacional decidiu atribuir uma Menção Honrosa, ao filme "Mapu Kutran" de Roberto Urzúa Castillo.

+ info
PRÉMIO CACHO DE OURO | MELHOR FILME NACIONAL

Vencedor
TERRA QUE MARCA

de Raúl Domingues

O prémio vai para um filme que através da resiliência do olhar, da fisicalidade do gesto e da atmosfera sonora, nos imerge com uma intensidade rara num mundo aparentemente inócuo.

+ info
MENÇÃO HONROSA
PASTOR CÓSMICO

de Inês T. Alves, Mariana Pinho, Duarte Martins

Um filme que de forma inventiva, lúdica e poética nos faz viajar no tempo através das reflexões cruas de um pastor, cujo olhar nos consegue fazer renovar o sentido das coisas e da existência.

+ info
PRÉMIO FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA | MELHOR FILME REGIONAL

Vencedor
DENEGAS

de Pedro Mourinha

Para um filme que através da escolha temática e dos ambientes noturnos consegue captar o sentido das histórias que escuta e preserva.

+ info